As presidenciais e os critérios de noticiabilidade
Ruben de Carvalho escreve hoje no DN sobre dados revelados pela Marktest na terça-feira passada, relativamente aos tempos da cobertura televisiva dos candidatos às Presidenciais. De acordo com estes dados, Cavaco Silva foi o candidato que, entre 9 e 15 de Janeiro, protagonizou maior número de notícias e notícias de maior duração. Garcia Pereira foi, pelo contrário, o candidato que, no mesmo período, protagonizou o menor número de notícias e notícias de menor duração.
Embora não o diga claramente, julgo que Ruben de Carvalho "contesta" esta disparidade. Sobre isto tenho uma opinião diferente, que se exprime num conjunto de interrogações:
- É assim tão ilegítimo que as TV's (e todos os órgãos em geral) dediquem mais tempo (ou espaço) a um candidato do que aos restantes?
- Resumem-se os critérios de noticiabilidade à equidade do número e duração das notícias?
- Não é lógico que a causa desta disparidade está a jusante (a montante, quero dizer) no modo como candidato gere a sua campanha e não na objectividade dos jornalistas?
- Se numa campanha acontecem menos factos noticiáveis, por que razão devem os órgãos de comunicação social noticiar aquilo que parece não suscitar nenhum dos critérios jornalísticos?
- Não é esta questão da equidade da cobertura jornalística quase uma exigência pelo cumprimento de uma espécie de "quotas de exposição mediática"?
Não me parece que a avaliação do trabalho da comunicação social se deva centrar neste aspecto quantitativo. De um modo geral, diria até que temos assistido a um bom trabalho - rigoroso e equilibrado - que, a meu ver, comprova a caducidade das persistentes acusações de Mário Soares.
em : http://webjornal.blogspot.com/2006/01/as-presidenciais-e-os-critrios-de.html
3 comentários:
Até que enfim Ginga...que não me deixas a dissertar sozinha sobre Política! Haja alguém que me oiça!
Mas parece-me que uns são mais filhos que outros, só isso.
E quem perde é claramente Portugal, pois dois dos candidatos já estiveram no poder e parece que o povo tem memória curta, pois eles uns dos grandes responsaveis pela crise actual.
Abraço
...Pois (Cavaco e Mario)eles foram os responsáveis pelo estado do pais...
Enviar um comentário