Páginas

sábado, dezembro 17, 2005

Cavaco consolida vitória à primeira!

Mário Soares está mais longe de Manuel Alegre desde Novembro. Mas Cavaco Silva seria vencedor à primeira volta se as eleições presidenciais acontecessem hoje, segundo o estudo da Eurosondagem, realizado para a SIC, Expresso e Rádio Renascença.

Eleitorado ao centro

A Eurosondagem questionou também os inquiridos sobre como consideram politicamente o seu posicionamento e o seu voto habitual. A maioria das respostas está ao centro e a tender para a esquerda, curiosamente quando o candidato favorito, Cavaco Silva, vem da direita.
De facto, na direita, centro-direita e centro-esquerda, Cavaco Silva é sem dúvida o candidato que mais pontos soma. Até mesmo no centro esquerda, o ex-primeiro-ministro consegue ter mais votos do que o candidato apoiado pelo PS.
Apesar de não haver dúvidas de que Mário Soares é o candidato preferido da esquerda, Manuel Alegre também consegue um bom desempenho à esquerda, mas curiosamente tem melhores resultados no centro-direita do que no centro-esquerda. Quanto a Jerónimo de Sousa, é à esquerda que vai buscar mais apoios. Aliás, é curioso verificar que o candidato apoiado pelo PCP tem mais votos nesse segmento do que Francisco Louçã. O candidato apoiado pelo Bloco consegue melhores resultados no centro-direita e no centro-esquerda.

P.S. - Cavaco está cada vez mais próximo do «cadeirão» do Palácio cor-de-rosa. Seria um erro histórico os portugueses, no próximo dia 22, elegerem outro homem para Belém. Se isso acontecer, desculpem, mas emigro para Espanha!

Sem comentários: