Páginas

terça-feira, junho 27, 2006

Realmente só nos faltava mais esta...

Então não é que o Presidente do Banco Central vem nos dizer que Portugal tem de ter maior moderação nos salários...Como se nós ganhássemos belos ordenados como os luxemburgueses e os finlandeses...Ora esta, para onde nós vamos com tantas moderações....Já não basta termos de apertar o cinto a cada ano que passa, ter de levar com aumentos todos os dias dos combustíveis, dos transportes, a inflação cada vez mais a subir…e os ordenados continuam na mesma…
Fogo, para onde nós vamos assim…viver debaixo da ponte…só se for.


Excerto da entrevista que o DN publicou hoje... «Que medidas melhorariam a competitividade na Zona Euro e especificamente na Itália e Portugal? O corte dos custos laborais e das despesas correntes?

É importante, não só para a Itália e Portugal, mas para todas as economias da Zona Euro, ter um bom entendimento e um exame muito atento da evolução da própria competitividade, dos custos de trabalho incluindo os progressos ao nível da produtividade, por forma a que se seja capaz de tomar as medidas apropriadas para recuperar a competitividade perdida se houver provas de que esta se está a perder. As reformas estruturais são igualmente essenciais para estimular a competitividade.

De que forma se faz com que os custos unitários de trabalho cresçam a um ritmo que permitam uma recuperação da competitividade perdida?

A produtividade do trabalho é certamente decisiva. Neste domínio, as reformas estruturais tornam possível retirar os benefícios das novas tecnologias e processos. É também importante melhorar os níveis dos custos unitários de trabalho através da moderação nos salários nominais.»

Sem comentários: