Páginas

quinta-feira, dezembro 06, 2007

Faz sentido a presença de Mugabe na Cimeira UE-África?

(Isto anda abandonado… Voltei para chatear e adormecer muita gente! )

A resposta à pergunta não é fácil. Mas, na verdade, deve ser analisada por duas perspectivas. A diplomática e oficial e a outra, a terrível, a de natureza moral e ética.
O regime do Zimbabué é dos piores de África e arrisco-me a dizer, do Mundo. Mas, quer queiramos quer não, a verdade é que a cimeira UE-África é um encontro que ocorre entre duas organizações internacionais.
Se a União Europeia convidou a União Africana é porque reconhece a sua legitimidade. A birra do primeiro-ministro britânico não passa disso mesmo, de uma birra de menino bonito de uma Europa cada vez mais dividida. Em tudo.
Por essa razão, também ficou mal na fotografia o ministro Luís Amado quando decidiu abrir a boca para dizer — depois de tanto interrogatório jornalístico — que preferia que Mugabe não viesse a Lisboa.
A segunda visão desta polémica mediática — mais uma, criada pelos média — prende-se com a famigerada questão dos Direitos Humanos. Todos nós conhecemos, minimamente, as atrocidades que o presidente do Zimbabué tem cometido contra um povo indefeso que vê em Mugabe o (único) salvador nacional. Todos o condenamos e não o queremos. Mas se Mugabe não devia vir, Sir Brown, o sr. também não faz falta nenhuma porque a demagogia política inglesa, essa, é bem conhecida por todos nós.
Lembre-se que foi a Inglaterra o império que mais responsabilidades, porventura, terá no caminho imperialista e colonizador que construiu e abandonou em África. A usurpação de terras, encurralando o Zimbabué há muitos muitos anos não conta, não é?
Pois é cara União, caro Luís Amado e sir Brown têm aí Mugabe para engolir. É certo que ele veio para o circo das câmaras mas, agora, resolvam a dor de cabeça!

P.S. – Deliciosa a tenda de Kadafhi em Lisboa. A Líbia também veio para animar!
Beijos e abraços para todos! Incluindo os papás e mamãs e os futuros também!

5 comentários:

Anónimo disse...

Seja bem aparecida!! isto já andava cheio de teias virtuais...
é preferível o Mugabe ao Brown no interesse da reunião. O Brown não está mas enviou uma delegação, o mesmo podia ter feito Mugabe. Todo o trabalho é feito por essas delegações na mesma, mas ele prefere aparecer e provocar. Com isto Sócrates tem a vitória de conseguir a 2.ª cimeira 7 anos passados, com todos os africanos, que são quem interessa para o caso.

Mas fixe fixe é ter uma tenda com vista para o Tejo rodeado por uma guarda armada de elite feminina. Ai tão bem guardado que eu ficava!

Beijocas

Ana Clara disse...

eh eh eh Ginga....o teu sonho é ter um Harém... Mas, a poligamia (ainda) não é permitida por cá... Mas, pelo andar da carruagem, pode ser que ainda venha a sê-lo!
Beijos.

Anónimo disse...

ahah! não é permitida... mas se ninguém souber não é ilegal! e não me venhas com coisas que eu sei que também gostavas de ter um harém privativo, ilegal ou não. eheh! boas festas, pelo corpo todo!!!

Ana Clara disse...

Tu andas com a língua afiada...andas andas...Beijoca

Vera Maralhas disse...

ginga o q seria do blog sem os teus comentários!!! eu até escrevia umas coisas mas ultimamente a minha vida tem sido uma seca vê lá q fui passar o fim de semana a Londres e tava a chover lol